Bichos debaixo da cama, monstros dentro do armário e fantasmas começam a ser criados pela sua imaginação ou a partir de coisas que o pequeno vivenciou ao longo do dia, como uma notícia que viu na TV, um desenho, um filme ou até mesmo um papo de adulto que ouviu.
Sendo assim, é supernormal o seu filho chorar e não querer dormir na hora em que as luzes da casa se apagam. Afinal, é nesse momento, quando a presença dos pais não será constante, que a criança se sente desprotegida e tudo no escuro passa a ser apavorante, até mesmo um simples ruído.
Alguns segredinhos podem vir a ser de “ouro” na hora de pôr os pequenos para dormir. Preste atenção a estas dicas e ponha-as em prática:
* Nunca menospreze os medos do seu filho. Peça a ele que faça uma lista dos seus temores e explique-os em detalhes. Assim, fica mais fácil você explicar a ele que esses pensamentos não fazem parte da realidade.
* Deixe a luz do corredor acesa e a porta do quarto do pequeno apenas encostada ou mesmo aberta para que ele possa enxergar os móveis e objetos com mais nitidez.
* Fique na cama com o seu filho até que ele durma. Esse tempinho ao lado dele é primordial para transmitir-lhe segurança e calma.

* Nunca faça com que ele enfrente seus medos contra a própria vontade.
* Deixe uma lanterninha ao lado da cama para que ele possa acendê-la quando achar que viu ou escutou algo.
* Contar uma historinha alegre ou colocar uma música de ninar também surte efeito tranquilizador.
Segundo Maria Dirce Benedito, mestra em psicologia do setor de saúde mental do departamento de pediatria da Unifesp (SP), o medo pode ser um sentimento benéfico para a criança, pois é através dele que ela começa a distinguir o que é verdade do que é fruto da sua imaginação, passando a compreender o que é real.
Caso o medo do seu filho seja algo incontrolável, procure a ajuda de um profissional especializado.

Fonte: http://www.omo.com.br/porque-se-sujar/como-lidar-com-o-medo-do-escuro-da-crianca?utm_source=facebook_facebook&utm_medium=comolidarcomomedodoescuro&utm_campaign=facebook_facebook_comolidarcomomedodoescuro_blog_omo&utm_content=blog_omo